quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Professor Jair: Estratificação e Mobilidade

Professor Jair: Estratificação e Mobilidade: "Este texto serve de base para as turmas do segundo ano do noturno do Colegio Godoi."
Estratificação e mobilidade social

O termo estratificação social identifica um tipo de estrutura social que dispõe o individuo, com suas posições e seus papéis sociais, em diferentes camadas ou estratos da sociedade. Ou seja, classe alta (classe A), classe média (classe B), classe baixa ( classe C).
Assim todos os aspectos de uma sociedade, econômico, político, social e cultural, estão interligados.

Principais tipos de estratificação social
Estratificação econômica: Baseia-se na posse de bens materiais, fazendo com que haja pessoas ricas, pobres e em situação intermediária.
Estratificação política: Baseia-se na situação de mando na sociedade (grupos com poder e outros não).
Estratificação profissional: baseia-se nos diferentes graus de importância atribuídos a cada profissional pela sociedade. Exemplo: Há a maior valorização do médico, do que do pedreiro.
Geralmente os aspectos econômicos, políticos, social e cultural de um sociedade estão interligados. O aspecto econômico tem sido mais determinante que os outros na caracterização da sociedade.

Mobilidade Social
A mobilidade social é a mudança de posição social de uma pessoa num determinado sistema de estratificação social.Temos dois tipos de mobilidade social: Mobilidade social vertical, e mobilidade social horizontal.
Mobilidade social vertical:
Ascendente ou de ascensão social: quando a pessoa melhora sua posição no sistema de estratificação social, passando a integrar um grupo em geral economicamente superior ao de seu anterior.
Descendente ou de queda social: quando a pessoa piora de posição no sistema de estratificação social, passando a pertencer a um grupo economicamente inferior. Assim a subida ou descida na hierarquia social caracteriza-se como mobilidade social vertical.
Mobilidade social horizontal:
Esta caracteriza-se pela mudança dentro de uma mesma camada social. Por exemplo: a mudança do interior para a cidade, e o individuo pela influencia recebida, muda de partido político. Ou um operário que muda de religião.

Divisão da sociedade em camadas ou estratos sociais
Castas Sociais:
Em algumas culturas, por mais que o individuo se esforço, batalhe, não é possível mudar de camada social, pois a mesma é definida pela nascença. Por exemplo na Índia, a camada social se define na nascença e não há como mudar de camada social, pois não é permitido a mobilidade social.
Por exemplo, na índia a sociedade se divide em: No topo da pirâmide: os Brâmanes, sacerdotes e mestres da erudição sacra. Eles preservam a ordem social , sob coordenação divina. A seguir vem os Xátrias, guerreiros que formam a aristocracia militar. Após os vaixás, que são os comerciantes, artesões e camponeses. Os Sudras executam os trabalhos manuais e as ocupações servis de todas as espécies e constituem a casta mais baixa. É seu dever servir pacificamente as camadas anteriores. Fora e abaixo da pirâmide social, estão os párias, grupo de miseráveis, sem direito a quaisquer privilégios. São considerados impuros e não podem nem sequer ler os livros sagrados dos indús, (vedas), nem banhar no rio sagrado (Ganges).

Estamentos ou estados:
A sociedade feudal da Europa na Idade Media foi um exemplo típico de sociedade estratificada em estamentos.
Estamentos ou estados é uma camada social semelhante à casta, porém mais aberta. Na sociedade estamental a mobilidade social vertical ascendente é difícil, mas não é impossível como na sociedade de castas.
A pirâmide social do estamento durante o feudalismo se formava da seguinte maneira:
No topo a nobreza e o alto clero, que eram os donos das terras, da obtinham sua renda explorando o trabalho servil. O alto clero era a única camada letrada, e por isso desempenhavam as funções administrativas. Em seguida vinham os comerciantes,
Que embora por vezes ricos como os nobres, não possuíam o mesmo destaque na sociedade. Mais abaixo estavam os artesões e camponeses livres e o baixo clero. Os artesões viviam nas cidades, reunidos pelas profissões, os camponeses livres trabalhavam nas terras e vendiam os produtos para a cidade, e o baixo clero, originário da população pobre, convivia como povo prestando-lhes assistência religiosa. E em seguida, por último, os servos que trabalhavam nas terras do senhor feudal.

Classe Social
Finalmente chegamos a sociedade na qual vivemos, onde alguns são os proprietários dos modos de produção, e a maioria absoluta tem a sua força de trabalho. Assim podemos dividir a sociedade capitalista em dois grupos:
Proprietário: os donos dos meios de produção (terras, indústrias etc...)
Não proprietários: isto é, os que são donos apenas da força do seu trabalho.

As relações de produção, como percebemos, dão origem a camadas sociais diferentes. Essas camadas se diferenciam pelo lugar que ocupam na produção de bens, e as essas damos o nome de classes sociais.

Tipos de classes sociais do capitalismo:
Na sociedade capitalista existem basicamente duas classes sociais:
A burguesia: proprietária dos meios de produção;
O Proletariado: classe proprietária apenas de sua força de trabalho.

O Prestígio Social
Conforme as pessoas pertencem a uma ou outra classe social, assim são os benefícios que recebem. Essa desigualdade se explica porque são diferentes as relações que as pessoas mantêm com os elementos de produção. De modo geral, os proprietários dos meios de produção, estão entre as pessoas de renda alta, enquanto as pessoas que trabalham se situam no grupo das pessoas de renda média, ou no grupo de pessoas de renda baixa, dependendo da qualificação ou não do seu trabalho. Da mesma forma o prestígio social está associado às relações entre as pessoas e os elementos da produção: os proprietários dos meios de produção sempre gozam de maior prestígio social do que os trabalhadores.
A propriedade dos meios de produção possibilita, portanto, maior nível de consumo, mais prestígio social e maior poder. Já os indivíduos que possuem apenas o seu trabalho não desfrutam das mesmas condições dos proprietários e são obrigados a trabalhar para eles, recebendo em troca uma remuneração, o salário. É o nível deste salário que colocará o indivíduo em determinada classe social.
Sendo assim, podemos chegar ao seguinte conceito de classe social, em que a produção aparece como fator decisivo: Todo grupo de pessoas que apresenta uma mesma situação com relação aos elementos da produção constitui uma classe social. É por isso que podemos dividir a sociedade pelo poder de nível de consumo: Os proprietários dos meios de produção podem consumir produtos de luxo; os que exercem o trabalho qualificado podem adquirir bens e serviços de preço intermediário, e os que realizam o trabalho não qualificado só podem adquirir bens e serviços de primeira necessidade.
Podemos dividir a pirâmide capitalista de seguinte forma:
Na base da pirâmide, está o proletariado, que é a classe dos trabalhadores que vivem exclusivamente do seu trabalho. Nela encontramos a classe média, também chamada de pequena burguesia, ou seja, aquele que vive do pequeno capital, como os pequenos industriais, pequenos comerciantes, e profissionais liberais. No topo da pirâmide, está a grande burguesia, ou seja, a classe alta: é o proprietário do grande capital, incluindo-se nela os grandes industriais, os banqueiros, grandes comerciantes...
Assim, não é possível compreender a estratificação em classes sociais, ou seja, o aspecto social da sociedade capitalista sem levar em consideração seu aspecto econômico.
Segundo o nível de renda, no Brasil do final do século XX podemos distinguir três classes sociais: classe alta, classe média e classe baixa. A partir delas, é possível estabelecer várias subdivisões: classe alta, classe media alta, classe media baixa, classe baixa superior e classe baixa inferior.



Questões:
1- Relacione estratificação social e mobilidade social (semelhanças, diferenças etc...)
2- Entre os tipos de estratificação social, um deles tem sido o mais determinante. Dê o nome desse tipo de estratificação social e explique sua importância na caracterização da sociedade.
3- Compare a mobilidade nas sociedades de castas, estamentos e classes sociais. De exemplos a partir de um quadro comparativo.
4- Explique a relação entre os elementos da produção e o conceito de classe social.
5- Qual a relação entre o aspecto econômico e o aspecto social da vida das sociedades?
6- Qual a relação entre o modo de produção e a estratificação social?
7- Como posso definir a estratificação social do Brasil nos dias de hoje? A seguir, e partindo destas definições produza um texto de no mínimo 30 linhas sobre suas conclusões.


P.S.:Este texto, bem como questões servem de apoio pedagógico para o desenvolvimento das aulas de sociologia.

Professor Jair Luis Backes
e-mail: professorjairbackes@gmail.com


Bibliografia:

Chauí, Marilena. Introdução a Sociologia
Oliveira, Pérsio Santos. Introdução a Sociologia.

Estratificação e Mobilidade

Este texto serve de base para as turmas do segundo ano do noturno do Colegio Godoi.